
.png)
[PREVENÇÃO]
Uma das funções do Terapeuta da Fala surge no âmbito da prevenção, isto é, o Terapeuta da Fala deve prevenir o aparecimento ou agravamento de qualquer alteração ao nível da Fala, Linguagem, Voz, Deglutição (Alimentação), Motricidade Oro facial, Fluência e Leitura e Escrita.
[AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO]
O Terapeuta da Fala tem também como função a avaliação de todos os aspetos relacionados com as capacidades de comunicação e as suas alterações no utente, tendo em conta as suas necessidades e características do seu ambiente social. O Terapeuta da Fala realiza avaliação dentro de todas as áreas acima referidas.
A avaliação por parte do Terapeuta da Fala é um processo contínuo que pode ser feito apenas pelo terapeuta ou em colaboração com outros profissionais. Após a realização da avaliação o Terapeuta da Fala faz um diagnóstico baseado nos resultados de testes específicos e de observação clínica.
[INTERVENÇÃO]
A intervenção em Terapia da Fala pode ser tanto direta como indireta. A intervenção nesta área realiza-se no âmbito da reabilitação. A intervenção tem como objetivo maximizar a qualidade de vida do utente. A partir desta perspetiva, a idade é pouco relevante, visto que as alterações ou perturbações nesta área podem aparecer em qualquer idade, podendo ser de desenvolvimento ou adquiridas.
É importante ter em conta que muitas das alterações e perturbações em Terapia da Fala derivam de etiologias médicas (várias patologias), o que implica que a intervenção, muitas das vezes, respeite alguns programas de reabilitação em contexto multidisciplinar.
Funções do Terapeuta da Fala
